Envolva-se

Voluntariado

Voluntariado Amor Rafeiro

Faça parte da nossa equipa. Juntos conseguimos fazer a diferença!

Se esta é a sua causa e deseja fazer parte da construção de um futuro em que o respeito e a compaixão para com os animais e a natureza sejam uma realidade, junte-se a nós. O sucesso deste projeto também depende de si.

Existem diferentes áreas onde pode ser útil. Escolha aquela com que mais se identifica e na qual acredita que consegue fazer um bom trabalho:

Dinamização de sessões no âmbito do nosso Programa Educativo
Down Arrow Up Arrow

Visitas a pessoas institucionalizadas no âmbito do nosso projeto "Cão por Cá"
Down Arrow Up Arrow

Projeto “Almada sem Correntes”
Down Arrow Up Arrow

Conceção de materiais e conteúdos (vídeos, animações, ilustrações, folhetos, cartazes, redação de textos, etc.)
Down Arrow Up Arrow

Participação na organização e/ou presença em eventos
Down Arrow Up Arrow

Apoio comercial na angariação de fundos e de novas parcerias
Down Arrow Up Arrow

Faça parte da nossa Equipa! Inscreva-se aqui!
Para questões relacionadas com voluntariado, envie e-mail para: voluntarios.amorrafeiro@gmail.com

Outros Tipos De Voluntariado

Integre o Grupo de Passeadores do Canil da Aroeira

Com base no ideal de convivência entre animais e humanos, estimula-se a prática de exercício físico em conjunto. Nos domingos à tarde é possível fazer pequenas caminhadas na companhia dos cães acolhidos pelo Canil da Aroeira, proporcionando-lhes a oportunidade de saírem das suas boxes e sentirem o mundo exterior.

Para mais informações e inscrições, contacte: g.passear.treinar.socializar@gmail.com.

Colabore na manutenção dos espaços de acolhimento e nos cuidados diretos dos animais sob responsabilidade das associações*

A gestão de espaços de acolhimento de animais (abrigos) exige um trabalho diário. Há que cuidar e zelar pelo bem-estar desses animais, garantindo a sua alimentação, higiene, tratamento dos que estão doentes e dos idosos, e até mesmo valiosos momentos de interação e de carinho.

Seja uma Família de Acolhimento Temporário (FAT)*

Considera-se como FAT, quem acolhe um animal sem detentor e o trata como se fosse seu, temporariamente, ou até que este encontre uma família definitiva. A FAT fica responsável por prestar os cuidados básicos (comida, água, abrigo, tratamento/medicação caso necessário), bem como a atenção e o amor que o animal precise.

As FAT são essenciais em determinados períodos da vida de um animal:
- Quando o animal fez uma cirurgia e precisa de maior acompanhamento e vigilância
- Quando os animais são recém-nascidos/bebés
- Em situações urgentes e que não existe espaço nos abrigos

Antes de decidir ser uma FAT, por favor confirme se tem as condições necessárias, nomeadamente em termos de espaço, disponibilidade, presença de outros animais.

Dado que as respostas que existem para o acolhimento de animais são insuficientes, as FAT desempenham um papel extremamente importante na ajuda aos animais em condições mais vulneráveis. Beneficie da companhia de um amigo patudo nos momentos em que ele mais precisa.

Apadrinhe/Amadrinhe*

Ter um padrinho/madrinha é ter alguém especial!

As associações têm a seu cargo um elevado número de animais. Esses animais, para a sua sobrevivência e bem-estar necessitam de alimentação diária, cuidados médico-veterinários, bem como de atenção e disponibilidade. Por outro lado, existem muitas pessoas que gostam de animais mas que têm consciência de que não possuem as condições necessárias para os acolher no seu lar.

Saiba que mesmo à distância pode fazer a diferença na vida de um animal e proporcionar-lhe melhores condições, visitando-o com a regularidade que puder e ajudando nas suas despesas.

*Para saber como pode ajudar, contacte as associações e grupos de proteção animal do concelho, assim como o Serviço Veterinário Municipal de Almada.

Adotar

Não compre, ADOTE!
Existe um número muito elevado de animais a aguardar por quem os queira e valorize.
ANTES DE ADOTAR, PENSE MUITO BEM!

Acolher um animal é um ato de grande responsabilidade, que implica um compromisso que dura toda a vida do mesmo, por isso deverá ser uma decisão consciente e responsável, tomada em família.

O animal que adotar dependerá totalmente de si para a satisfação das suas necessidades básicas, quer a nível físico, quer a nível emocional. Você será a sua referência principal, o seu mundo. Saiba que está provado cientificamente que os animais sofrem da mesma forma que as pessoas, tanto física como emocionalmente.

Integrar um animal na sua casa, na sua família, irá implicar paciência, dedicação e disponibilidade financeira, no entanto, adotar um animal significa ganhar um amigo fiel para toda a vida. Os animais dão amor incondicional em troca de muito pouco e em muito contribuem para a saúde física e mental dos seus tutores.

Antes de adotar um animal, tenha em consideração o que se segue e decida com consciência e responsabilidade:

Alimentação adequada
Down Arrow Up Arrow

Local adequado para viver
Down Arrow Up Arrow

Desparasitação
Down Arrow Up Arrow

Vacinação
Down Arrow Up Arrow

Colocação de microchip de identificação e registo
Down Arrow Up Arrow

Esterilização/castração
Down Arrow Up Arrow

Prestação de cuidados médico-veterinários
Down Arrow Up Arrow

Onde deixar o seu animal durante as férias
Down Arrow Up Arrow

O seu animal terá que ser educado e você terá que ter paciência com ele
Down Arrow Up Arrow

Os animais precisam do nosso tempo
Down Arrow Up Arrow

Cuidados especiais na velhice
Down Arrow Up Arrow

NUNCA ABANDONE!

Há zero razões para abandonar um animal, mas pelo menos dez para o manter:

  1. Os animais não se podem deitar fora quando se pensa que já não são precisos, quando incomodam ou quando se tornam um encargo imprevisto;
  2. Os animais sentem e sofrem: o que lhe dói a si, também lhes dói a eles e isso aplica-se tanto aos maus-tratos físicos, como a sentimentos como a solidão, a tristeza e a agonia da não ter o que comer;
  3. O seu animal ama-o incondicionalmente e é um membro da sua família. Ele está sempre lá, fá-lo feliz e uma melhor pessoa;
  4. É falsa a ideia de que um animal, se for abandonado, consegue «desenrascar-se» ou que alguém vai pegar no animal e levá-lo para sua casa. Não conte com isso;
  5. A escassez de alimento, de água, de abrigo, de segurança e a exposição a doenças deixa os animais com poucas hipóteses de sucesso nas ruas;
  6. O abandono de animais é causa da reprodução descontrolada dos mesmos, o que leva ao nascimento de inúmeros animais sem teto;
  7. Os canis e gatis, quer sejam instalações municipais ou sob responsabilidade de associações, encontram-se sobrelotados, sem capacidade para acolher e ajudar mais animais;
  8. Os animais errantes estão, frequentemente, envolvidos em acidentes de viação, constituindo um perigo não apenas para os próprios animais, como para os condutores;
  9. Não é assim tão difícil e dispendioso encontrar alternativas e soluções para problemas que surjam. Seja criativo;
  10. E, afinal de contas, foi você que o escolheu!

Ninguém será capaz de lhe dar amor de forma tão desinteressada e isenta de julgamentos como um animal. Mas se sente que não conseguirá corresponder a estes deveres para com ele, por favor não adote!

No entanto, se se sente capaz de aceitar o amor incondicional que um animal é capaz de lhe dar, e retribuir-lhe na mesma proporção, então lembre-se que as associações e o serviço veterinário municipal têm sob sua responsabilidade centenas de animais (cães e gatos) a aguardar por quem os acolha e lhes dê uma vida melhor. Lembre-se que a adoção é a única forma de evitar que estes animais passem toda a sua vida num canil/gatil.

Contacte as associações de proteção animal e o serviço veterinário municipal e conheça os amigos que aguardam por si!

Donativos

Nada se consegue sem meios. Para além dos projetos que o AMOR RAFEIRO desenvolve, as nossas associações e grupos parceiros lutam diariamente contra a falta de recursos para garantir a satisfação das necessidades básicas dos animais que acolhem e ajudam.
Não fique indiferente.

Donativos em Género
Down Arrow Up Arrow

Donativos em Dinheiro
Down Arrow Up Arrow

Se pretender dar a sua contribuição, por favor entre em contacto direto com as associações e grupos e vejas quais as necessidades mais prementes e os dados bancários através dos quais poderá doar e ajudar nas despesas.