Projetos

À luz da nossa missão, desenvolvemos programas de âmbito pedagógico e social junto da comunidade, bem como de intervenção e ajuda direta aos animais.

Conheça os nossos projetos:

Programa Educativo

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As crianças e os jovens são o futuro e constituem importantes agentes de mudança, por isso queremos fazer a diferença atuando junto das novas gerações.

Partindo deste pressuposto, um dos objetivos do Amor Rafeiro é fomentar uma nova cidadania, sensibilizando crianças e jovens desde o pré-escolar até à universidade para a causa animal e ambiental, despertando-os para valores como o respeito, a solidariedade e a compaixão para com TODOS os outros seres vivos que connosco partilham o planeta.

Visitamos escolas, centros de estudos, centros de ocupação de tempos livres, entre outros, levando a cabo atividades diferenciadas e adaptadas à faixa etária e ciclo escolar a que se destinam.

Os conteúdos e dinâmicas que desenvolvemos convidam à reflexão e ao debate, estimulando o pensamento crítico e sensibilizando o público mais jovem para problemas pertinentes, relacionadas com a proteção dos animais e da natureza.

A nossa proposta é desenhada em função dos objetivos que nos são apresentados e das características do grupo-alvo.

Exemplos de sessões que dinamizamos:
  • O mundo é de todos!
  • O estado do nosso planeta
  • Os animais na cidade
  • A natureza e os animais têm direitos?
  • Eu ajudo os animais e o planeta
  • Novos ativistas

Estas ações são realizadas a título gratuito, carecendo apenas que sejam garantidas as condições necessárias à sua realização (espaço, equipamento informático e audiovisual, entre outros).

Qualquer questão ou pedido deverá ser-nos dirigido através do e-mail: amor.rafeiro@gmail.com.

O Programa Educativo Amor Rafeiro tem o apoio de Roots & Shoots - um projeto do Instituto Jane Goodall, coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária. Mais informações em: https://www.rootsandshootsportugal.org/

Imagem

Almada sem Correntes

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Inspirado no Movimento Quebr'a Corrente, mas apenas de âmbito local (concelho de Almada), “Almada Sem Correntes” é o novo projeto do Amor Rafeiro que pretende ajudar animais que vivem acorrentados.

O acorrentamento de animais é ainda uma prática corrente e cruel que provoca, comprovadamente, problemas físicos e comportamentais, causando lesões e infligindo dor e sofrimento.

Condenados a um acorrentamento perpétuo, estes animais não vivem, limitam-se a existir. Expostos ao sol, à chuva, ao calor e ao frio, comem, dormem e defecam num espaço exíguo de onde nunca saem. Manter cães acorrentados é perigoso não só para os próprios animais, mas também para a comunidade. São frequentes os relatos de animais que morrem enforcados nas suas próprias correntes, e vários estudos demonstram que os cães acorrentados têm maior probabilidade de se tornarem agressivos.

Pretendemos erradicar as correntes do nosso concelho. Para isso, apostamos na sensibilização da população para os problemas resultantes do acorrentamento de animais e procuramos ajudar na construção de espaços vedados ou na melhoria das condições de vida dos animais cujos detentores não têm capacidade financeira e/ou condições físicas para o fazer.

Veja o nosso folheto aqui

Obtenha mais informações através do email: semcorrentes.amorrafeiro@gmail.com.

Projeto Cão por Cá

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um dos nossos objetivos é estimular o convívio entre pessoas e animais e promover os seus benefícios terapêuticos, os quais são já amplamente conhecidos e reconhecidos pela Ciência.

Dirigidas àqueles que poderão beneficiar do convívio terapêutico com animais, nomeadamente idosos, pessoas portadoras de deficiência, crianças e jovens, efetuamos visitas a instituições com cães treinados com apetência oara este trabalho e acompanhados por voluntários devidamente capacitados para conduzir dinâmicas adequadas a este tipo de públicos.

Estas visitas são sempre recebidas com muita satisfação e proporcionam momentos de afeto e alegria no quotidiano das pessoas institucionalizadas.

A periocidade das mesmas é definida entre a equipa e a instituição.

Para mais informações e/ou marcações contacte-nos através do email: amor.rafeiro@gmail.com.

aspas

"Obrigada à Amor Rafeiro, por ajudar e contribuir para momentos felizes, dos que nos amam de uma forma incondicional e despretensiosa... os animais! Um grande beijinho!"

Mónica Sintra
aspas

"Este projeto proporciona mensalmente aos nossos utentes, momentos de bem-estar físico e emocional, momentos de estimulação cognitiva, melhorias na concentração e atenção, bem como, aumento da auto-estima de uma forma lúdico-terapêutica."

Associação Almadense Rumo ao Futuro [Projeto Cão por Cá]
aspas

"Se existem apaixonados por animais, eu sou uma delas. Não posso ver um animal que vou a correr dar festinhas, miminhos e pegar-lhes ao colo (quando posso porque um hipópotamo não é propriamente portátil). Onde quer que haja um animal, a Arroja tá lá. Beijinhos arrojados para o Amor Rafeiro!!"

Ana Isabel Arroja
aspas

"Fiquei a admirar bastante o trabalho que os incansáveis voluntários fazem para melhorar a vida dos nossos amigos caninos e felinos e cheio de vontade de ajudar a divulgar e fazer crescer o Amor Rafeiro."

Duarte Nabais, 6ºano [Programa Educativo]
aspas

"Em meu nome e dos OqueStrada, um bem-haja ao Amor Rafeiro."

Marta Miranda
aspas

"O trabalho destas associações tem uma enorme importância, quer seja efetuado diretamente com os animais que tanto precisam, quer, como nesta sessão, sirva para dar voz ao sofrimento desses animais e ao desespero dos voluntários que deles cuidam."

Prof. Cristina Amaral da Escola Básica D. António da Costa [Programa Educativo]
aspas

Não faz sentido não darmos de nós a um animal. Não faz sentido não cuidarmos deles com tanto que nos dão. Os que não nos têm a nós podem ter a nossa ajuda!! Espero que muita ajuda seja dada ao Amor Rafeiro!"

Filipa Valente
aspas

"A Amy é uma cadela querida e divertida. Ajuda as pessoas a viver a vida. Ajuda velhotes e crianças. Abre caminhos a novas esperanças. É linda como ninguém. Nunca morde alguém."

Poema do Sr. Amândio, utente da Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta [Projeto Cão por Cá]
aspas

"Com estas sessões, a mensagem do vosso projeto chega mais longe e a mais pessoas e isso é muito importante, pois para mim os animais não são uma 'coisa', mas amigos que devemos cuidar e acarinhar! Obrigado por termos a oportunidade de trabalhar com vocês!"

Rafael Gomes, 6ºano [Programa Educativo]
aspas

"É uma atividade muito divertida!" // "Gosto muito, e gostava de participar mais vezes!" // "Gosto muito da Amy! Gostava de ficar com ela na minha casa!" // "Acho engraçado e divertido. Quero continuar!"

Utentes da Associação Almadense Rumo ao Futuro [Projeto Cão por Cá]